O que é uma bomba de insulina?

É um aparelho com comando eletrônico, pequeno, com peso de aproximadamente de 100g, que envia microdoses de insulina continuamente durante as 24 horas do dia de forma precisa e pré-programada para manter o controle glicêmico entre as refeições e ao longo da noite. Esse envio contínuo de insulina é chamado de Basal. Nas refeições e/ou nas correções de hiperglicemias é enviada a dose de insulina necessária, imediatamente após sua programação. Esse envio é chamado de Bolus. A programação da bomba é previamente definida pelo médico.

A bomba é utilizada externamente ao corpo e não é necessário nenhum procedimento cirúrgico.

A maioria das bombas utiliza um reservatório de insulina que é ligado a um tubo plástico fino que tem uma cânula flexível. Esta cânula é aplicada no subcutâneo, através de uma agulha guia, que é retirada após a aplicação. Por esta cânula a pessoa recebe as dosagens de  insulina basal  e os bolus.

A cânula, que pode ser aplicada no abdômen, região lombar, nádega, coxas e braços é fixada através de adesivo e deve ser trocada a cada 2-3 dias.

A bomba pode ser usada dentro do bolso ou  adaptada externamente com o auxílio de um clip de cintura ou com cintas de adaptação ao corpo.

Estojos, clipes e suportes2

É possível se desconectar da bomba de forma rápida e fácil, mantendo a cânula no subcutâneo, sempre que necessário, como por exemplo nas atividades aquáticas ou no banho.

O que a terapia com bomba de insulina tem de diferente?

A terapia com bomba de insulina é uma forma fisiológica, ajustável e personalizada de controlar a glicose no sangue e tudo isso com  mais liberdade. Ou seja, é possível  comer quando lhe apetecer, dormir, viajar sem a preocupação com os horários das injeções ou com alimentação especial e realizar a atividade física que desejar.

Alguns cuidados são necessários

O local da infusão (o local onde a cânula é aplicada) deve ser mudado a cada 2 a 3 dias.
ou seja, uma aplicação a cada 2 a 3 dias é necessária. Utilize sempre álcool a 70%! Esses cuidados ajudam a evitar inflamação e/ou infecção no subcutâneo.


Os testes de glicemia são fundamentais ! Lembre de verificar sua glicemia  pelo menos 4 vezes ao dia ; isso o ajudará a manter um bom controle glicêmico ao longo do dia.

 

Contar corretamente os carboidratos também é fundamental para o sucesso da terapia ! Siga as orientações sobre alimentação que seu médico/nutricionista lhe forneceu.

 

Siga sempre as orientações de seu médico e equipe ! Seja aderente ao tratamento como um todo e não deixe de retornar às consultas médicas.

 

Siga as orientações de uso dos produtos fornecidas pelo fabricante, o uso indevido lhe causará transtornos e não benefícios !

 

Seja dedicado e responsável – mantenha a motivação para atingir e manter um bom controle glicêmico !

 

Como obtenho mais informação?

Para obter mais informações sobre a terapia com bomba de insulina fale com seu médico Ele é o profissional que saberá  lhe dizer  se o tratamento com bomba de insulina pode ser uma opção de tratamento adequada para você.

A Medtronic Diabetes é a primeira escolha do mundo para o tratamento com bomba de insulina e conta  já com uma longa história na qual os valores de segurança, confiabilidade, comodidade e excelência estão sempre presentes.

 

Entre em contato com nossa Central de Atendimento Medtronic Diabetes, uma linha exclusiva para você obter informações ou esclarecer dúvidas sobre as tecnologias desenvolvidas pela Medtronic para o tratamento do diabetes.

 

Ligue :

0800 773 9200

Ou escreva para : atendimento.diabetes@medtronic.com