Terapia com bomba de insulina para bebês e crianças

Estudos demonstram que as bombas são seguras e eficazes em bebês e crianças e que há melhora na hemoglobina glicada (HBA1c) e redução da hipoglicemia grave em até 53%. Também há mais confiança e independência dos pais em relação aos cuidados dos seus filhos com diabetes.



Por que usar a terapia com bomba de insulina ?

Os pais podem enfrentar muitos  problemas com seus filhos no dia-a-dia  com relação a :

  • hipoglicemias frequentes, especialmente durante a noite
  • atividade física em excesso
  • alimentação irregular
  • doenças virais, infecções frequentes
  • Incapacidade do bebê ou da criança em sinalizar os sintomas de hipoglicemia

Como a bomba de insulina ajuda na terapia?

Para aqueles que necessitam de uma pequena quantidade de insulina e têm elevada sensibilidade à insulina, a bomba Paradigm (modelos MMT 515, 715, 522 e 722) administra insulina em valores mínimos de até 0,05U, e cada dose é medida com precisão. Também permite a programação de diferentes padrões de basais ou a programação de um basal temporário para atender  a necessidade de insulina tanto nos dias ou períodos de maior atividade, quando não há necessidade de tanta insulina, como nos dias de menor atividade ou quando se está doente e geralmente é necessário usar mais insulina.

Temor da hipoglicemia- O envio regular e constante de microdoses de insulina ao longo do dia associado ao uso de insulina ultra-rápida ajuda a reduzir o risco de hipoglicemia. A função Bolus Wizard (Bolus Ajuda) ajuda a calcular de forma precisa a dose de bolus ou a dose de correção para controlar a glicose no sangue e minimizar o risco de complicações.

As bombas de insulina da Medtronic são seguras para bebês e crianças?



Sim, o envio das microdoses de insulina é feito de forma precisa, sempre de acordo com a programação realizada e ainda há várias funções que podem auxiliar o manuseio e aumentar a segurança no dia-a-dia como:

  • Bloqueio das teclas - evita a desprogramação acidental da bomba
  • Controle remoto -  permite administrar uma dose de bolus sem a necessidade de usar as teclas da bomba de forma a que a criança não aprenda a fazê-lo.
  • Design agradável e tamanho reduzido - pode ser transportada com facilidade numa mochila pequena, numa bolsa ou mesmo num bolso fora do alcance da criança.
  • Função Bolus Wizard (Bolus Ajuda)  - considera a insulina ativa para efetuar os cálculos de bolus ainda com mais exatidão evitando hipoglicemia por sobrecorreção nas situações de hiperglicemia