Dicas Práticas

Onde colocar a bomba?

A bomba de insulina pode ser fixada ao cinto ou ser levada num bolso ou através de clips, estojos e cintas4. No caso daqueles que usam alguma roupa sem bolsos ou um vestido, por exemplo, é possível usar a bomba de insulina com uma cinta de abdômen, coxa ou perna ou fixada ao soutien.

 

Material extra para troca de descartável fora de casa

Caso o conjunto de infusão se desprenda acidentalmente quando estiver fora de casa, ou seja necessário trocá-lo por qualquer motivo, convém ter disponíveis os seguintes materiais:

  • Frasco de insulina ultra-rápida (a mesma que está sendo utilizada na bomba)
  • Conjunto de infusão e reservatório novos
  • Aplicador do conjunto de infusão
  • Algodão e álcool 70% (não usar álcool gel);
  • Seringa /caneta de insulina (para fazer uma correção de hiperglicemia, caso seja necessário (num acidente com a bomba, por exemplo)
  • Aparelho de glicemia com tiras dentro da validade
  • Pilhas novas;
  • Contato do médico .

 

Quando suspender a infusão de insulina?
Na maior parte do dia e na maioria das atividades a bomba de insulina deverá estar conectada ao corpo. Porém, ao praticar atividades aquáticas, ao entrar no banho ou praticar atividades esportivas que proporcione risco de quebra da bomba (por exemplo lutas corporais) é necessário se desconectar .

Antes de se desconectar da bomba é importante entrar na função « Suspender » e em seguida utilizar a proteção do local de inserção da cânula. Ao término da atividade é só reconectar-se e retomar o envio de insulina basal.

Atenção: Não se deve ficar mais do que 1h30 a 2h desconectado da bomba. Converse com seu médico quando for necessário ficar desconectado por um tempo maior ou, caso necessário,  como deve ser feita a correção de hipeglicemia.

Conselhos para o verão

Cuidado com a exposição da bomba de insulina ao sol, água doce ou salgada e areia. Respeite os limites de temperatura e proteja sua bomba para não danificá-la.

Lembre de se desconectar da bomba ao entrar na água e deixá-la num lugar seco e à sombra.  Atençao ao tempo máximo de 1h30 a 2h de desconexão da bomba. Realize as glicemias capilares, e caso seja necessário corrigir uma hipeglicemia, é só se reconectar.

Caso decida ir para a praia ou piscina sem a bomba, lembre de realizar as aplicações de insulina com seringa/caneta, conforme prescrição médica e siga as orientações de seu médico ao reconectar-se à bomba.

No verão a pele pode ficar mais úmida, devido à transpiração. Uma troca mais freqüente do conjunto de infusão poderá ser necessária. Utilize sempre álcool 70% (não usar álcool gel)

Viagens

Assegure-se de que os seguintes itens estejam em sua bagagem:

  • Frasco de insulina ultra-rápida (a mesma que está sendo utilizada na bomba) e insulina basal
  • Prescrição médica
  • Conjunto de infusão e reservatório novos suficientes para o tempo de viagem e conjuntos e reservatórios extras
  • Aplicador do conjunto de infusão
  • Algodão e álcool 70% (não usar álcool gel);
  • Seringa /caneta de insulina (para fazer uma correção de hiperglicemia, caso seja necessário (num acidente com a bomba, por exemplo)
  • Aparelho de glicemia com tiras dentro da validade
  • Pilhas novas;
  • Contato do médico .

Em viagens de avião leve os frascos de insulina na bagagem de mão assim como seu aparelho de glicemia.

Caso seja usuário da  monitorização contínua de glicose e esteja transportando sensores, lembre que, da mesma forma que a insulina,  eles não podem congelar. Nunca coloque gelo em contato direto com o sensor

Lembre de mudar o relógio da bomba de insulina  se viajar para um local com outro fuso horário.e não esqueça de voltar a mudá-lo quando regressar ao horário original. Verifique sua glicemia com maior frequência durante o tempo da viagem.

 Bomba de insulina e os detectores de metais dos aeroportos

As bombas de insulina e os sistemas de monitorização contínua da glicose da Medtronic são projetados para suportar as interferências eletromagnéticas comuns: como por exemplo os sistemas de segurança dos aeroportos

Consumo de bebidas alcoólicas

Não é recomendável o consumo de bebidas alcóolicas. Pode ocorrer hipoglicemia, mesmo várias horas após a ingestão de álcool. Converse com seu médico sobre este assunto.


Diversão com os amigos
Muitos adolescentes lidam muito bem com a questão de usar a bomba de insulina e não têm problema algum de mostrá-la aos seus amigos, afinal estamos na era da tecnologia, alguns dizem !

Outros temem em não serem convidados para algum passeio, caso seus amigos descubram que  usam a bomba  de insulina  ou simplesmente não querem mostrá-la , principalmente aos amigos do sexo oposto.

Para aqueles que ainda não se sentem confortáveis em expor a bomba de insulina lembre que é possível usá-la com cintas de adaptação5 ao abdome, cintura, perna, coxa ou braço. Assim a bomba ficará escondida por baixo da roupa.

Caso o convite seja para um passeio mais longo e tenha que dormir fora de casa avalie a quantidade de material necessário para este passeio, lembrando que é importante levar uma quantidade extra caso ocorram imprevistos, como por exemplo a quebra de um frasco de insulina ou perda de um conjunto de infusão. Os seguintes itens são fundamentais para uma viagem tranquila:

  • Frasco de insulina ultra-rápida (a mesma que está sendo utilizada na bomba)
  • Conjunto de infusão e reservatório novos
  • Aplicador do conjunto de infusão
  • Algodão e álcool 70% (não usar álcool gel);
  • Seringa /caneta de insulina (para fazer uma correção de hiperglicemia, caso seja necessário (num acidente com a bomba, por exemplo)
  • Aparelho de glicemia com tiras dentro da validade
  • Pilhas novas;
  • Contato do médico.

Para que tenha diversão garantida, seja qualquer tipo de passeio com os amigos é fundamental seguir as recomendações de cuidados com o uso da bomba6: 

 

O local da infusão (o local onde a cânula é aplicada) deve ser mudado a cada 2 a 3 dias.
ou seja, uma aplicação a cada 2 a 3 dias é necessário. Utilize sempre álcool a 70%! Esses cuidados ajudam a evitar inflamação e/ou infecção no subcutâneo.


Os testes de glicemia são fundamentais. Lembre de verificar sua glicemia  pelo menos 4 vezes ao dia ; isso o ajudará a manter um bom controle glicêmico ao longo do dia.

Contar corretamente os carboidratos também é fundamental para o sucesso da terapia. Siga as orientações sobre alimentação que seu médico/nutricionista lhe forneceu.

Siga sempre as orientações de seu médico e equipe. Seja aderente ao tratamento como um todo e não deixe de retornar às consultas médicas.

Siga as orientações de uso dos produtos fornecidas pelo fabricante, o uso indevido lhe causará transtornos e não benefícios!

Seja dedicado e responsável – mantenha a motivação para atingir e manter um bom controle glicêmico.

E lembre que é sempre possível retirar a bomba de insulina para uma determinada ocasião e administrar a insulina com seringa/caneta de acordo com orientação

Lembre-se que com a terapia com bomba de insulina não existe rigidez de horário ao acordar, nas refeições, na prática de exercícios físicos e nas viagens. Há um maior controle com total flexibilidade na rotina diária ou nos passeios.

Caso tenha alguma dúvida em como ajustar a bomba de insulina ao seu estilo de vida, fale com seu médico para que ele o ajude a encontrar a melhor forma de tratamento com a bomba de insulina, de acordo com sua necessidade.